Artigo: A companhia das águas

bacia parnaíba

Nesta semana foi sancionada a Lei nº 13.507, de minha iniciativa, que estendeu a atuação da Codevasf para todo o Estado do Maranhão. Lutei muito para viabilizar esse instrumento, que tem um significado enorme para Imperatriz e toda a região Tocantina.

Para dar uma ideia, a partir de agora mais 70 municípios do Maranhão, sendo 13 da região tocantina, passam a contar com a excelência técnica de uma Companhia reconhecida em todo o país pela qualidade profissional de seu quadro e pelo alcance de sua atuação.

É como se essas prefeituras, de um dia para outro, estivessem incorporando ao seu corpo profissional centenas de engenheiros, especialistas em irrigação, em transposição, em adutoras, em arranjos produtivos e muito mais.

E posso afirmar, sem medo de errar, que nenhum outro estado nordestino guarda tantas afinidades com a missão institucional da Codevasf. Só lembrando que a Codevasf adotou a bacia hidrográfica como unidade de planejamento, princípio esse que é determinante para nortear toda a sua ação.

E que outro estado nordestino pode se orgulhar de possuir 12 bacias hidrográficas? Na totalidade, são aproximadamente 202mil km², que cobrem 70% da área total do Estado.

As bacias do Parnaíba, do Tocantins, do Gurupi, correspondem às bacias hidrográficas de domínio federal, enquanto as bacias de domínio estadual estão representadas pelos Sistemas hidrográficos das Ilhas Maranhenses e do Litoral Ocidental, bem como as bacias hidrográficas do Mearim, Itapecuru, Munin, Turiaçú, Maracaçumé, Preguiças e Periá.

Agora, esse vasto território estará coberto e apto a receber programas e projetos voltados para a revitalização de bacias, a capacitação de jovens na agropecuária, captação de águas para beneficiar as atividades agropecuárias e agroindustriais, obras de infraestrutura, projetos de irrigação, construção de barragens e adutoras, implantação de polos de irrigação, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais.

Essa é uma grande conquista do povo maranhense que renderá belos frutos no futuro.

tags:

Receba Publicações

Estudantes de Direito que têm interesse em receber o exemplar do Novo Código de Processo Civil (CPC), cadastrem-se e recebam gratuitamente.

Cadastre e receba
Para sugerir um projeto, enviar um recado ou pedir uma entrevista.