Discurso – Grupo Parlamentar Brasil-China

Senhora Quiao Yanfeg, representando a República Popular da China.

Senhores senadores e senadoras, meus parceiros nesta frente parlamentar.

É com muita honra que iniciamos hoje os trabalhos da Frente Parlamentar Brasil-China, este importante instrumento de aproximação entre nossos países.

Apesar da distância, temos muito em comum com o grande irmão da China.

Brasil e China, além disso, temos o grande desafio de elevar o nível de seu povo e defender a paz e a estabilidade no mundo.

Por outro lado, somos uma criança, enquanto país, em comparação à história da China, que mais que um país, é uma das grandes civilizações do planeta.

Temos grande respeito pela trajetória histórica da China, suas conquistas civilizatórias e o tanto que devemos à sua extraordinária sabedoria milenar.

Em boa hora estamos instalando hoje esta Frente, no momento em que nossos países buscam estreitar ainda mais os laços de confiança e de parceria estratégica.
Temos grande interesse em conhecer melhor os conhecimentos chineses na área de energia renovável e fortalecer nosso comércio de produtos agrícolas e minerais.

A China segue sendo nosso principal parceiro comercial , desde 2009. No ano passado, por exemplo, foi destino de US$ 64,2 bilhões de dólares em exportações, principalmente representado pela soja, o petróleo e o minério de ferro.

Do ponto de vista político, damos as boas vindas à reativação da importante Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), que estava paralisada desde 2015.

E também acompanharemos de perto o posicionamento do governo brasileiro no programa da Nova Rota da Seda – pela qual a China promove investimentos em infraestrutura em troca de benefícios econômicos.

É um excelente momento para estarmos nesta Frente que será, com certeza, um instrumento valioso de aproximação e troca de experiências entre nossos países.

RR_china

Receba Publicações

Estudantes de Direito que têm interesse em receber o exemplar do Novo Código de Processo Civil (CPC), cadastrem-se e recebam gratuitamente.

Cadastre e receba
Para sugerir um projeto, enviar um recado ou pedir uma entrevista.