Em fase final, votação que cria a Zona de Exportação do Maranhão será concluída na primeira reunião de 2019

Proposta do senador Roberto Rocha tem apoio suprapartidário no Senado. Projeto será concluído na primeira reunião deliberativa de 2019

Créditos William Borgmann

A votação do projeto que cria a Zona de Exportação do Maranhão (ZEMA) foi iniciada nesta terça-feira (11) na Comissão de Assuntos Econômicos e será concluída na primeira reunião da próxima legislatura em fevereiro de 2019. Com quórum qualificado e matéria suprapartidária, o senador paulista José Serra (PSDB-SP) pediu mais tempo para analisar o texto, enquanto os demais congressistas presentes já votaram favoravelmente.

A ZEMA transforma a ilha de São Luís em uma área de livre comércio para exportação, permitindo a instalação de empresas voltadas para a produção de bens e serviços a serem comercializados no exterior. “Estamos tirando proveito da localização estratégica de São Luís que tem o melhor porto das Américas. Se a Riachuello quiser fazer uma fábrica de confecção nos moldes que já tem no Paraguai e em Singapura, ela poderá fazer com incentivos econômicos no Maranhão para o mercado internacional. O Brasil não perde, pelo contrário, gera empregos do estado e promove o desenvolvimento regional”, explicou o senador Roberto Rocha.

A relatora à doc, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse que o projeto é importante para o desenvolvimento do Nordeste. “Estamos debatendo algo que não diminui a arrecadação do Estado. É permitir que indústrias e empresas possam se instalar com incentivos e redução de tributos para geração de novos postos de trabalho e melhoria na qualidade de vida de uma região brasileira que necessita de incentivos como os concedidos por esse projeto para se desenvolver”, defendeu.

Quando aprovada, se não houver recurso, a matéria segue para deliberação na Câmara dos Deputados.

Receba Publicações

Estudantes de Direito que têm interesse em receber o exemplar do Novo Código de Processo Civil (CPC), cadastrem-se e recebam gratuitamente.

Cadastre e receba
Para sugerir um projeto, enviar um recado ou pedir uma entrevista.