Panorama da Segurança Alimentar aponta aumento da desnutrição no Brasil

A desnutrição avança no Brasil. Segundo dados do relatório “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional da América Latina e Caribe 2018“, divulgado há algumas semanas por instituições ligadas às Nações Unidas, por força da crise econômica o Brasil voltou a figurar entre os países onde a desnutrição teve aumento no triênio 2015-2017 – período avaliado pelo documento.

O “Panorama” aponta que a desnutrição atingiu 5,2 milhões de brasileiros no período, ante 5,1 milhões no triênio anterior (2013-2015) e 5 milhões no antecedente (2013-2015). Ou seja, pelo menos 100 mil pessoas entraram no mapa da desnutrição.

No documento, o órgão das Nações Unidas responsável pelo estudo apontou que uma das frentes de atuação mais efetivas para combater à desnutrição é o investimento massivo na qualificação da merenda escolar. A alimentação balanceada, variada e farta para os estudantes funciona como uma garantia de que todas as crianças e jovens recebam uma quantidade mínima de calorias que permita a aprendizagem e o desenvolvimento corpóreo satisfatório para cada idade.

No Brasil, no entanto, há disparidades importantes na merenda escolar oferecida. Nem todos os estabelecimentos da rede pública dispõem dos recursos e das condições para fornecer alimentação no nível exigido para evitar a desnutrição dos alunos, especialmente nas regiões mais pobres do país.
Você sabia que o senador Roberto Rocha (PSDB/MA) tem um projeto que dobra o valor destinado à merenda dos estudantes da rede pública nos municípios classificados como extremamente pobres? O projeto aguarda aprovação na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e você pode nos ajudar, pressionando os deputados em nome do PLS 217/2015. Vamos conhecer a proposta?

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PROJETO QUE DOBRA O VALOR DA MERENDA

tags:

Receba Publicações

Estudantes de Direito que têm interesse em receber o exemplar do Novo Código de Processo Civil (CPC), cadastrem-se e recebam gratuitamente.

Cadastre e receba
Para sugerir um projeto, enviar um recado ou pedir uma entrevista.