Roberto Rocha faz pergunta para jornalistas sobre Fifa Case, na CPI do Futebol

A CPI do Futebol no Senado ouviu, na manhã desta terça-feira (18), os jornalistas Juca Kfouri, Jamil Chade e José Cruz sobre os escândalos envolvendo o futebol, a CBF e a Fifa. O senador Roberto Rocha (PSB-MA) membro da comissão pediu a Jamil Chade, correspondente na Suíça do jornal O Estado de S. Paulo, um relato do chamado Fifa Case, que envolveu a prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin e outros seis cartolas do futebol. E perguntou ao jornalista Juca Kfouri, que atua na Folha de S. Paulo, CBN e ESPN Brasil qual seria a solução para tornar o futebol brasileiro mais transparente.

Juca Kfouri defendeu uma mudança de estrutura a partir do processo de eleição para os dirigentes da CBF, com a inclusão da participação dos atletas que passariam a votar, respeitando um sistema de proporcionalidade, como acontece nos Estados Unidos. Kfouri ressaltou o papel da comissão, que é presidida pelo senador e ex-jogador de futebol Romário (PSB-RJ). Para ele, a comissão pode dar uma grande contribuição para que o futebol no país seja mais bem estruturado, pois tem um poder que “nenhum jornalista tem”. “Vocês podem quebrar sigilos, eu não posso. Que tal investigar o contrato da CBF com a General Motors?”, sugeriu.

Jamil Chade detalho o episódio da prisão do ex-dirigente na Suíça e falou sobre a saída imediata do país do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, logo antes da prisão de Marin. E lembrou que as investigações ainda não terminaram. “Se existem outros brasileiros (envolvidos) não sei, o que sei é que os suíços ainda estão investigados esse jogo brasileiro”, afirmou, referindo-se a um amistoso entre o Brasil e a Argentina no Qatar, cujo pagamento de cachês está sendo analisado pela polícia suíça que apreendeu um terabytes de arquivos na empresa Ketaro, organizadora da partida.

Receba Publicações

Estudantes de Direito que têm interesse em receber o exemplar do Novo Código de Processo Civil (CPC), cadastrem-se e recebam gratuitamente.

Cadastre e receba
Para sugerir um projeto, enviar um recado ou pedir uma entrevista.