Roberto Rocha participa do lançamento do Matopiba

O senador Roberto Rocha estará em Balsas nesta quinta-feira (14) para participar, com a ministra da Agricultura, Pesca e Abastecimento, Kátia Abreu, e o governador do Maranhão Flávio Dino, do lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento Agropecuário (PDA) do Matopiba, região que reúne as áreas dos estados do Maranhão Tocantins, Piauí e Bahia, constituindo a mais nova fronteira de intensificação agrícola do Brasil, responsável por 10% da produção de grãos do Brasil.

“A oficialização de um plano de desenvolvimento para essa região dará um novo impulso para economia no sul do Maranhão. E vamos lutar para que esse crescimento tenha reflexos diretos no desenvolvimento social e qualidade de vida para a população”, afimou Roberto Rocha.

O decreto que delimita a região foi assinado pela presidente Dilma Roussef em 6 de maio. A área abrange 337 municípios dos quatro estados, com um total de 73 milhões de hectares. O Maranhão ocupa 32,77% do território do Matopiba, sendo Imperatriz a cidade com maior população da nova área.

A criação da região do Matopiba visa ao estímulo da região, que já demonstrou grande capacidade de desenvolvimento baseada em tecnologias modernas e alta produtividade. A expectativa é que o crescimento da produção de grãos na safra 2015/2016 seja de 7,9%. Na última safra, a produção de soja no Maranhão já cresceu 16,4% (2,123 milhões de toneladas). O PIB da nova área é de R$ 46,9 bilhões, sendo que o Maranhão responde por 41% desse total.

Um dos projetos para a área é a criação de uma agência de desenvolvimento, com o objetivo de promover pesquisa e inovação e oferecer assistência técnica, com foco nos pequenos e médios produtores.

Receba Publicações

Estudantes de Direito que têm interesse em receber o exemplar do Novo Código de Processo Civil (CPC), cadastrem-se e recebam gratuitamente.

Cadastre e receba
Para sugerir um projeto, enviar um recado ou pedir uma entrevista.