Roberto Rocha percorre municípios e fala de investimentos

O senador Roberto Rocha (PSDB) percorreu cinco munícipios da Baixada Maranhense neste fim de semana (02/03), para entregar pessoalmente os equipamentos agrícolas que irão beneficiar centenas de pequenos produtores rurais. A doação foi possível porque o senador destinou emenda parlamentar individual, de sua autoria, para que a Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) fizesse a aquisição dos equipamentos.

Durante toda a programação, Rocha pontuou várias ações do seu mandato que trarão importantes benefícios para o Maranhão. Entre elas, a inserção do projeto Diques da Baixada Maranhense, considerado a redenção econômica para a baixada e para o estado, no Orçamento da União de 2017, assim como destinação de suas emendas parlamentares, possibilitando que a Codevasf realizasse o projeto executivo e adquirisse as primeiras máquinas pesadas para a obra.

Outro destaque importante foi dado à emenda para a Medida provisória 789/2017, que garante incremento de receita oriunda da exploração e transporte de minérios e de atividades relacionadas a cargas e descargas em portos. A proposta beneficia 23 municípios maranhenses, entre eles, Arari e Igarapé do Meio, inseridos na programação de visitas.

 Matinha/ Itans – A série de visitas iniciou na sexta-feira, 02, em Matinha de onde o senador seguiu em caravana até o povoado de Itans, a 16 km do município e muito conhecido por sua cadeia produtiva de peixes. Na ocasião, ele entregou ao presidente da Associação de Piscicultura do Povoado, Narlon Santos Silva, um caminhão F-0 km, além de outros equipamentos como fábrica de gelo, kits de irrigação, barcos de pesca e barracas de feira.

Em sua fala, Narlon Santos Silva ressaltou que, pela primeira vez, os moradores da região tinham a oportunidade de conversar com um senador da República. Solicitou o empenho do parlamentar no sentido de recuperar o Lago de Itans, que é a fonte de renda do povoado e regiões vizinhas. Relatou que o lago começou a secar em 1981 e de lá para cá vem diminuindo. O senador acenou positivamente, dizendo que a população de Itans pode contar com o seu mandato para melhorar a qualidade de vida do povoado.

Arari – De Itans, o senador seguiu para Arari, e lá foi recepcionado por dezenas de pessoas, dentre elas, o prefeito da cidade, Djalma Melo (PTB), o presidente da Câmara Municipal, Evando Piancó (PMN), vereadores da cidade, secretários e outras lideranças da região. Arari também foi contemplada com diversos equipamentos agrícolas como motores de rabeta, kits de irrigação, patrulhas agrícolas e barcos de pesca. A aquisição dos equipamentos foi bastante comemorada pela população, e o evento foi classificado pelo vereador Evando Piancó, como “momento único na história de Arari”.

                                          IMG-20180302-WA0102

“Hoje é um dia de muita festa, pois estamos muito felizes com a presença do senador Roberto Rocha. Esses instrumentos, que são de última geração, vão ajudar a dinamizar o trabalho e alavancar a renda dos pequenos produtores rurais do nosso município”, disse Piancó.

Em seu discurso o senador maranhense ressaltou a parceria feita com a prefeitura para investimentos no município. Enfatizou que os laços de amizade fortes com Vitória do Mearim e Arari, pois foi criado naquelas terras e por isso não se esquece de buscar recursos para as referidas cidades.  Informou que está empenhado para resolver o problema de abastecimento de água na cidade. “Estamos em fase final do projeto desta adutora para Arari e não faltará empenho para este município”.

Igarapé do Meio – Na cidade de Igarapé do Meio, a entrega dos equipamentos agrícolas foi feita oficialmente ao presidente da Associação de Moradores da Fazenda União, João de Deus. O senador e sua comitiva foram recepcionados pelo prefeito, Almeida Sousa (PCdoB), muitas lideranças políticas da cidade, além de centenas de pessoas, que fizeram questão de ir até a praça principal, dar as boas-vindas a Roberto Rocha.

Em sua fala, Almeida Sousa parabenizou o senador por sua atuação parlamentar e informou à população sobre a aquisição de uma ambulância e dois consultórios odontológicos na cidade, que só foram possíveis graças a emenda do senador maranhense.

Ao se pronunciar, Roberto Rocha lembrou que, em seu mandato como deputado estadual, criou o município de Igarapé do Meio e que já viabilizou recursos para a saúde, esporte (para construção de futebol). Informou, que, como senador tem à disposição da população os três gabinetes (São Luís, Imperatriz e Brasília), estrutura criada exatamente para aproximar seu mandato dos maranhenses.

Lago da Pedra – No sábado, 03, a agenda do senador começou na cidade de Lago da Pedra, onde ele encontrou com produtores rurais e piscicultores, em um evento preparado pela Prefeitura de Lago da Pedra, por meio da Secretaria de Agricultura. O vice-prefeito, Rodrigo Neto, agradeceu pelos equipamentos agrícolas e pelos benefícios que o município tem adquirido com o seu mandato.

                                                IMG-20180303-WA0031

Por sua vez, Roberto Rocha afirmou que o apreço pelo município vem de outros mandatos e também da família, lembrando que a estrada que passa por Bacabal e Lago da Pedra foi feita durante o mandato do ex-governador Luíz Rocha. Finalizou informando que Lago da Pedra terá uma barragem possibilitada pelo seu mandato, a ser executada pela Codevasf, obra que vai potencializar a economia da região. Antes de seguir para o município seguinte, o senador visitou a feira de agricultores, na principal praça do município e conversou com os produtores que comercializavam seus produtos.

Conceição do Lago Açu – A agenda de visitas foi encerrada no município de Lago Açu, com a entrega de equipamentos agrícolas realizada no cais da cidade, principal ponto turístico, dada a vista privilegiada do Lago Açu, e origina a principal fonte de renda do município, que é a pesca.

                                              IMG-20180304-WA0028

“Governar é cuidar das pessoas como se cuida da família, e o Alexandre Lavepel tem essa dedicação com o seu município, pois aqui não faltam projetos para beneficiar a cidade, a exemplo da Orla do lago, que estamos empenhados para viabilizar. É um projeto que vai potencializar o turismo e modificar por completo a economia de Conceição do Lago Açu”, destacou Roberto Rocha.

tags:

Receba Publicações

Estudantes de Direito que têm interesse em receber o exemplar do Novo Código de Processo Civil (CPC), cadastrem-se e recebam gratuitamente.

Cadastre e receba
Para sugerir um projeto, enviar um recado ou pedir uma entrevista.