Roberto Rocha quer criar a Universidade Federal do Maranhão do Sul

Projeto de Lei foi apresentado esta semana. Balsas, Imperatriz e Grajaú seriam, inicialmente, contemplados com Campi

RR_Reitora UFMA

A implantação de uma nova universidade federal no Maranhão é um antigo pleito do senador Roberto Rocha. Em 2009, quando exercia o mandato de deputado federal, ele apresentou o projeto de lei que criava uma nova instituição pública superior no Estado, com a intenção de ampliar a oferta de vagas e acesso dos estudantes a universidade.

Ao aproveitar a vista da reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela, o parlamentar entregou em primeira mão, o Projeto de Lei 363/2017, que cria a Universidade do Sul do Maranhão. Pela proposta, ela teria três campi: Balsas, Imperatriz e Grajaú. De acordo com justificativa do senador no projeto, “a região é formada pelo corredor Centro-Norte, que integra os estados do Maranhão e Tocantins, centro-sul do Piauí, sudeste do Pará e nordeste do Mato Grosso, além da região possuir vocação para setor produtivo, inclusive na questão acadêmica de formação de jovens talentos que contribuirão ainda mais para o desenvolvimento do Estado”, diz.

A reitora Portela afirmou que a iniciativa do senador Roberto Rocha visa preencher espaços que a UFMA ainda não conseguiu. Ela se comprometeu em fazer um levantamento completo sobre a cobertura da universidade no Estado para subsidiar a proposta do senador maranhense.

AGRADECIMENTO

Carta - UFMA

Nair Portela entregou uma carta de agradecimento ao senador Roberto Rocha pelo empenho na busca de recursos para restauração completa do Campus da UFMA em Imperatriz. O parlamentar conseguiu no Ministério da Educação R$ 2 milhões para serem utilizados na reforma do prédio de madeira e instalações novas da rede elétrica e hidráulica. No documento, a reitora frisa que o dinheiro “colabora para o bom funcionamento da instituição superior e contribui para o fortalecimento dos cursos ofertados na unidade de Imperatriz”, diz a carta.

 

tags:

Receba Publicações

Estudantes de Direito que têm interesse em receber o exemplar do Novo Código de Processo Civil (CPC), cadastrem-se e recebam gratuitamente.

Cadastre e receba
Para sugerir um projeto, enviar um recado ou pedir uma entrevista.