Senador Roberto Rocha questiona ministro sobre MP do Futebol

O senador Roberto Rocha (PSB-MA) questionou o ministro do Esporte, George Hilton, sobre a Medida Provisória 671/15, que estabelece a renegociação das dívidas dos clubes com a União.”Esses mesmo clubes já foram beneficiados com a lei do Timemania e com o Refis (Programa de Recuperação Fiscal). Mesmo considerando o momento econômico de enorme dificuldade, o ajuste fiscal que o Brasil faz, e quem paga mais por ele é a população mais sofrida, mesmo diante disso há necessidade de mais um financiamento para o futebol?” perguntou o senador. George Hilton participou de uma audiência pública nesta quarta-feira (15), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

George Hilton afirmou que o texto foi amplamente debatido e “inaugura um novo momento para o futebol”.

– Essas contrapartidas nunca existiram nos refinanciamentos anteriores – respondeu, referindo-se às exigências da chamada MP do Futebol, que exige contrapartidas de modernização da gestão, incluindo o pagamento em dia de salários e direitos de imagem para os jogadores e o investimento no futebol feminino.

Segundo o ministro, as duas prioridades do Ministério são transformar o Brasil em uma potência olímpica e massificar a prática de esportes. Hilton disse aos senadores presentes na CE que o governo pretende enviar ao Congresso até o segundo semestre uma proposta que cria o Sistema Nacional de Esportes, para que a União, os estados, os municípios e também a iniciativa privada assumam responsabilidades na área, semelhante à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Para o ministro, a importância de um país organizar megaeventos como os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo está no fortalecimento de uma rede de treinamentos e no estímulo à prática de esporte.

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, que também participou da audiência, listou os principais legados dos jogos: centros de iniciação ao esporte, obras olímpicas, rede nacional de treinamento e o plano Brasil Medalhas.

Receba Publicações

Estudantes de Direito que têm interesse em receber o exemplar do Novo Código de Processo Civil (CPC), cadastrem-se e recebam gratuitamente.

Cadastre e receba
Para sugerir um projeto, enviar um recado ou pedir uma entrevista.