Professores da rede pública de ensino não terão o reajuste dos salários congelados em função da pandemia do coronavírus. É que foi aprovada no Senado uma emenda do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) ao PLP 39/2020, que socorre financeiramente os estados e municípios. Ou seja, os professores não serão penalizados.

Outras dez categorias também ficaram de fora do congelamentos dos salários, como os servidores da segurança pública, da saúde, das Forças Armadas. Também foram excluídos do congelamento os trabalhadores da educação pública, servidores de carreiras periciais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais, agentes socioeducativos, profissionais de limpeza urbana, de serviços funerários e de assistência. Portanto, um justo reconhecimento do parlamento brasileiro quanto a essas atividades essenciais.

Nas redes sociais, o senador maranhense saudou os profissionais da educação.

“Quero saudar todos os professores e professoras do Maranhão e dizer que estamos aqui, sempre atentos, na certeza de que, com educação não se brinca. Por isso estamos colocando os professores e professoras no mesmo patamar que deve ter em todos os estados. Por isso que a lei é pro Brasil”, declarou.

Além do não congelamento do salário dos professores, outras dez categorias também ficaram isentas do congelamento dos salários, como os servidores da segurança pública, da saúde, Forças Armadas, foram excluídos do congelamento os trabalhadores da educação pública, servidores de carreiras periciais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais, agentes socioeducativos, profissionais de limpeza urbana, de serviços funerários e de assistência.

O PLP segue para a sanção presidencial. Nesse sentido, o presidente Jair Bolsonaro tem até 15 dias úteis para sancioná-lo. Caso o projeto seja parcialmente ou totalmente vetado, ele pode retornar para uma sessão do Congresso Nacional e o veto ser derrubado, se assim os deputados federais e senadores entenderem que deva ser.

Certidão atesta que não congelamento do salário dos professores é de autoria do senador Roberto Rocha

emenda do senador Roberto Rocha

Certidão do Senado que atesta autoria do senador Roberto Rocha a emenda que não congela o salário dos professores da rede pública de ensino.