Conscientizar a população acerca da limpeza e preservação das praias maranhenses. Com esse objetivo, o programa SOS Águas do Maranhão estará dando a largada no Projeto “Praia Limpa”, com um mutirão de limpeza e coleta seletiva de lixo, nos próximos dias 26 e 27 (sábado e domingo), na Praia do Meio, localizada nos limites de São José de Ribamar e uma das mais frequentadas pela população da Grande Ilha.

As atividades serão executadas por monitores voluntários do curso de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que conversarão com os banhistas sobre como agir corretamente com o lixo que é gerado nas praias. Quem quiser se voluntariar para o projeto, pode aderir a partir da concentração às 10h, na Praia do Meio. Todos os monitores voluntários irão receber um kit contendo protetor solar, camisa e boné com a identificação da ação.

Com essa iniciativa o programa SOS Águas do Maranhão, idealizado pelo senador Roberto Rocha, em parceria com o Instituto Cidade Solidária (ICS), além de conscientizar, produzirá exemplos de  mobilização a partir da sociedade civil organizada, com o intuito de sensibilizar turistas, frequentadores e trabalhadores do comércio como donos de bares, restaurantes e barracas quanto ao uso do descarte irregular de resíduos sólidos e limpeza do litoral.

O “Praia Limpa”, durante os dois dias do evento, além da distribuição de panfletos educativos, vai contar com lixeiras e sacos de material biodegradável para a coleta de lixo no local. Todos os resíduos sólidos recolhidos serão separados, pesados e doados para cooperativas e oficinas de reciclagem que trabalham com a confecção de artesanatos.

As ações estão previstas para acontecerem, gradativamente, aos finais de semana, em todas as praias da Grande Ilha.

FOTO-PRAIA-LIMPA