O senador Roberto Rocha entregou máquinas e equipamentos de última geração, além de kits de irrigação para colônia de pescadores de Carutapera e Cândido Mendes na última sexta-feira,22. Em Carutapera, na colônia de pescadores Z1 – Cândido Loureiro, o parlamentar entregou dois botes de alumínio de 6 metros e 4 canoas; 2 motores de polpa e seis motores de rabeta de 6,5 HP; para a Associação dos Moradores do Povoado Sabonete, foram entregues 25 Kits de Irrigação e 25 Caixas d’água de 500 litros.

Roberto Rocha visita Carutapera e Cândido Mendes

Ao público de mais de 600 pessoas, na colônia de pescadores, Roberto Rocha assegurou que ia entregar, por meio da Codevasf, uma fábrica de gelo, capacitação, e uma casa de farinha, segundo ele, “para sair a melhor farinha do Maranhão”, afirmou.

Os kits de Irrigação e os equipamentos de pesca adquiridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foram concedidos por meio de uma solicitação da advogada Adriana Almeida, liderança forte de Carutapera, ao senador Roberto Rocha. “Ele foi muito sensível às dificuldades do nosso município. Me recebeu em seu gabinete e ouviu com atenção o meu relato sobre os problemas locais. O povo de Carutapera está muito agradecido pelas entregas e também pelos anúncios que ele fez”, disse Adriana.

Na ocasião, o senador falou sobre o projeto Travessia, que visa substituir pontes de madeira e pinguelas por pontes em estruturas de aço e concreto. E solicitou que a população indicasse dois locais para a execução do projeto.

Atendendo a um antigo anseio da população do município, o parlamentar afirmou que vai articular, junto ao Governo Federal, o destravamento das 500 casas do Residencial Waldecy Aquino Aragão, no Bairro Santa Luzia, que estão prontas para serem entregues desde julho do ano passado.

Cândido Mendes

Em Cândido Mendes, o compromisso foi com a entrega de dois 2 Kits de Irrigação de 10.000 metros quadrados; 13 Kits de Irrigação de 500 metros quadrados, 13 caixas d’água de 500 litros, 03 barcos de alumínio de 6 metros (tipo bote), 03 motores, 04 barcos de alumínio de 6 metros (tipo canoa), 04 motores de tipo rabeta e 01 freezer de 503 litros. As aquisições foram para a Associação dos Produtores Rurais e Moradores da Gleba Rio do Ferro, Matuti e Cajual, que é uma área de assentamento do ITERMA.

Roberto Rocha visita Carutapera e Cândido Mendes

A reunião, que ocorreu no espaço “Sabor da Terra”, reuniu moradores, representantes de associações e da Colônia de Pescadores, vereadores e outras lideranças. Aos presentes, o senador solicitou que escolhessem entre uma fábrica de gelo e um mercado municipal para conceder à população, sugerindo uma reunião posterior para a escolha.

Roberto Rocha falou, ainda, sobre o Projeto Travessia e solicitou a sugestão de locais para a construções de duas pontes.

Ao final da programação em Cândido Mendes, Alecssandra Viana, forte liderança da cidade, conduziu o senador Roberto Rocha até o porto Raul, para o qual ela solicitou uma ponte que dará acesso ao povoado de Barão de Tromaí. “Essa obra deverá tirar os moradores do isolamento, possibilitando acesso a transportes escolares e outros serviços essenciais”, explicou Alecssandra. O senador declarou que solicitará, à Codevasf, o projeto executivo para a construção da ponte.

Ao fazer um balanço da entrega de equipamentos nos dois municípios, o parlamentar destacou a importância do trabalho da Codevasf, que foi potencializado por sua atuação parlamentar. Além da destinação de milhões em emendas, o senador Roberto Rocha ampliou, por força de lei, a área de atuação da Codevasf para todo o Maranhão.

“Entregas de equipamentos como essas são importantes para que os maranhenses possam melhorar de vida. O Maranhão é um estado muito rico, mas os maranhenses não são sócios dessa riqueza. Precisamos fornecer as ferramentas para que eles possam mudar essa realidade, produzindo e gerando renda”, constatou o senador.