Melhorias para Baixada MaranhenseNa terceira edição do programa Ação Federal, composto por um conjunto de órgãos do Governo Federal, o senador Roberto Rocha anunciou, nesta sexta-feira (31), melhorias para a Baixada Maranhense.

Durante o evento em Pinheiro, o congressista maranhense disse que vai viabilizar recursos para melhorias na urbanização e a construção do portal da cidade. De maneira idêntica, ele também assegurou a implantação de um aterro sanitário e a entrega de quatro ambulâncias para reforçar a saúde na Baixada Maranhense. Em seguida, o senador Roberto Rocha confirmou a construção de um moderno aeroporto para Pinheiro. Logo, o resultado será a melhoria no atendimento médico de emergência para toda a Baixada.

 

“Em resumo, é a possibilidade de que um SAMU aéreo pouse em Pinheiro para atender a toda a população da Baixada”, pontuou o senador.

O que é Ação Federal?

O programa Ação Federal é uma iniciativa do senador Roberto Rocha, em parceria com a superintendente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) no Maranhão, Maura Jorge.  Nesta terceira edição, o programa contemplou os municípios da Baixada Maranhense. O Ação federal responde pelo financiamento, acompanhamento e execução de ações, programas e projetos com os gestores municipais. Nesta edição, foram mobilizados, prefeitos, lideranças e a comunidade com ações de promoção da cidadania e dos direitos humanos. Em outras palavras, a população teve acesso a emissão de documentação civil, orientações sobre projetos, além de programas e políticas públicas federais.

Além do senador Roberto Rocha e da superintendente da Funasa Maura Jorge, estiveram presentes os seguintes representantes dos órgãos federais.: Codevasf, Funasa, Superintendência Regional do Trabalho, UFMA, INCRA, INSS, Caixa Econômica Federal, BNB, Conab e a Fundação Palmares. A prefeitura municipal de Pinheiro foi a instituição parceira que sediou essa edição.

“Quero agradecer a todos os parceiros dos órgãos federais aqui presentes e aos prefeitos que atenderam o nosso chamado. Um evento dessa magnitude abre portas para dizer que chegou o momento de construir. Chegou o momento da unidade, da desenvoltura dos órgãos federais e do que eles podem fazer para as comunidades maranhenses possam ter cidadania.”, declarou, Maura Jorge.

Realizada em outras regiões do Maranhão, a Ação Federal tem otimizado a chegada de inúmeras melhorias à população. Ou seja, contribui com a redução dos índices de pobreza no estado.

Melhorias em Pinheiro e para a Baixada Maranhense

No pacote de melhorias para Pinheiro, o senador Roberto Rocha lembrou que o novo secretário nacional de Saneamento Básico do Ministério do Desenvolvimento Regional é o maranhense Pedro Maranhão – indicado pelo congressista para ocupar o cargo. “Ele é do time da gente. Isto é, já se colocou à disposição para ajudar nessa questão”, lembrou o parlamentar.

O senador maranhense também anunciou recursos de R$ 3,5 milhões para concluir o portal e a urbanização na entrada da cidade. Nesse sentido, são melhorias para a Baixada Maranhense e que pode potencializar o turismo no município. Igualmente, Roberto Rocha também disse que não medirá esforços para a conclusão do trecho estadual da BR-308, que liga o Pará ao Maranhão. Em suma, a obra beneficiará 18 municípios maranhenses e também interligará, por rodovia o continente à Ilha de São Luís, com a construção de duas pontes. A consequência é a criação de um corredor de desenvolvimento das regiões Norte e o Nordeste do Brasil.

Visita às obras do mercado do produtor

Logo após, o senador Roberto Rocha fez uma visita às obras do Mercado do Produtor, a convite do prefeito Luciano Genésio. A construção do segundo galpão é fruto de emenda parlamentar do parlamentar maranhense.

Melhorias para Baixada Maranhense

Senador Roberto Rocha visita as obras do mercado do produtor. Recurso é oriundo de emenda parlamentar.

“O espaço já está sendo totalmente modernizado, com um projeto novo de arquitetura e recuperação completa das redes de energia elétrica e hidráulica, além de instalações sanitárias. Em resumo, uma infraestrutura adequada e de primeira, para comerciantes e frequentadores. O dinheiro está sendo bem aplicado”, constatou o senador.

Por fim, o prefeito de Pinheiro agradeceu ao senador Roberto Rocha pelos recursos que estão sendo aplicados no município.

“Uma cidade como Pinheiro só tem que se sentir agradecida. O senador só trouxe boas notícias a nossa cidade. A segunda etapa desse mercado está sendo construída graças a emenda dele. O senador também vai destinar emenda para concluirmos o portal e urbanizar a entrada da cidade, além da implantação de um aeroporto e mais quatro ambulâncias.”, comemorou o prefeito.