Senadores do PSDB receberam nesta quarta-feira (5), o governador de São Paulo João Dória (PSDB) para tratar da agenda do parlamento brasileiro em 2020. O encontro, que ocorreu no gabinete do líder do partido, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), durou quase duas horas.
Roberto Rocha, relator da Reforma Tributária, disse que a instalação da comissão mista para discutir o assunto está pacificada com a Câmara dos Deputados. Ou seja, na semana que vem, o Congresso Nacional vai instalar a colegiado já com os membros indicados pelas legendas.
Ficou decidido democraticamente que a comissão terá 50% de senadores e 50% de deputados, e caberá a mim ser o presidente, ou seja, responsável por tocar os trabalhos desta comissão.”, disse o senador maranhense.
João Dória apresenta números de São Paulo aos senadores
Dória apresentou números de 2019 do seu governo. Em sua fala, ele apontou que o Estado criou cerca de 300 mil novos postos de trabalho, sobretudo na região metropolitana e no interior, resultando no crescimento de 2,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo, enquanto o PIB nacional ficou em 1,7%.
“Se São Paulo estivesse fora do mapa, o PIB brasileiro teria um regresso para 1,2%. Ou seja, São Paulo representou, sozinho, 0,5% do crescimento da economia brasileira”, detalhou.
O governador paulista também apresentou ações e políticas públicas voltadas para melhoria da gestão da máquina pública. Ele citou os investimentos que tem feito no Turismo para alavancar a economia do estado.
“Abrimos quase 20 aeroportos regionais pelo estado e estamos veiculando uma propaganda do que temos de melhor em emissoras de televisão internacionais. E o resultado já começou a aparecer com volume mair de aviões vindos do exterior.”, afirmou.
Zona de Exportação do Maranhão
O senador Roberto Rocha entregou ao governador paulista um material, contendo informações sobre o Projeto de Lei 319/2015, que cria a Zona de Exportação do Maranhão (ZEMA). O gesto do parlamentar maranhense já tinha sido feito em 2017, quando o então prefeito da cidade de São Paulo, João Dória, tinha visitado São Luís.
“Sou um entusiasta do projeto do senador Roberto Rocha, porque sei que é uma proposta que vai destravar a economia regional e abrir possibilidade de novos negócios e exportações, seja de produtos in natura e ou manufaturados.”, elogiou o governador.
O projeto tem amplo apoio da bancada no Senado. A proposição aguarda a votação final na Comissão de Constituição e Justiça. Quando aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados. Se passar também por lá, caberá o presidente da Republica sancioná-lo para tornar lei.